Existem diferentes situações em que se procura um cardiologista:
– Prevenção de doenças: para pessoas que não possuem nenhuma doença diagnosticada e nenhum fator de risco, o indicado é iniciar um acompanhamento preventivo a partir dos 40 anos de idade, a fim de ajustar possíveis hábitos inadequados. A essa avaliação cardiológica, mesmo na ausência de doenças, é chamada de check up cardiovascular, e tem por objetivo principal a correção do rumo que a saúde do paciente está traçando. Além disso, o check up é muito importante na identificação precoce dos fatores de risco, que geralmente não geram sintoma algum, como a pressão alta, o diabetes e o colesterol elevado.
É importante saber que mais de 50% dos infartos e 90% dos derrames ocorrem em pacientes previamente assintomáticos (mas com fatores de risco). A grande maioria dessas complicações podem ser evitadas.
Prevenir é mais fácil, mais barato e mais prazeroso que tratar complicações.
– Tratamento de doenças e complicações: nos casos em que existem fatores de risco (pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade, sedentarismo, histórico familiar de doenças do coração, e outros) para doença cardiovascular, avaliação e seguimento devem ser rotineiros, independente da idade. A periodicidade (trimestral, semestral, anual, etc) é definida individualmente com base na complexidade do quadro.
Da mesma forma, quando existem sintomas sugestivos de doenças do coração (falta de ar, dor no peito, inchaço, palpitações, desmaio), os mesmos devem ser investigados imediatamente.