INÍCIO

CURRÍCULO

CHECK UP

CUIDANDO DO CORAÇÃO

CONSULTÓRIO

Inchaço nas pernas (edema)

O inchaço nas pernas é uma alteração que pode resultar de diversas doenças, desde algumas benignas a outras mais graves.

O edema é a manifestação do acúmulo de líquido nos tecidos. Pode ser localizado ou generalizado.

Principais causas de edema:

– Doenças cardíacas

– Doenças renais

– Doenças hepáticas

– Doenças da tireoide

– Trombose \ insuficiência venosa

– Efeito colateral de medicações

– Linfedema

– Infecção \ inflamação localizada

O inchaço gerado pelas doenças do cardíacas é causado pelo funcionamento inadequado do coração e pelo aumento da pressão do sangue dentro das veias, que geram alterações físicas e químicas que resultam em retenção de sal e água no organismo, além de extravasamento desse líquido para os tecidos.

É importante ter atenção com outros sinais e sintomas que acompanham o surgimento do inchaço: falta de ar aos esforços ou ao deitar, palpitações, aumento do volume abdominal, distensão das veias do pescoço, dor e aumento de temperatura no local do edema, etc.

Todos esses fatores auxiliam no raciocínio diagnóstico.

Quando o edema é gerado por doenças cardíaca, pode ser acompanhado de falta de ar aos esforços, coração acelerado, aumento do volume abdominal, redução de diurese, dificuldade para dormir (necessidade de dormir sentado), despertares noturnos.

É importante salientar que pode ocorrer um ganho de até 10% do peso antes que o edema apareça. Portanto, geralmente o edema é uma manifestação tardia da doença causadora.

Ao notar inchaço, procure um médico.