INÍCIO

CURRÍCULO

CHECK UP

CUIDANDO DO CORAÇÃO

CONSULTÓRIO

Check up Cardiovascular

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo – são mais de 17 milhões de mortes anualmente. São responsáveis por mais de 30% de todas as mortes.

No Brasil, são quase 400.000 mortes por ano – número que é dominado por infartos e AVCs (mais de 100.000 mortes de cada). São mais de mil mortes por dia. Uma morte a cada 90 segundos.       

Dentro do termo “doença cardiovascular”, nós englobamos as diversas formas de doenças ateroscleróticas e suas consequências: infarto do miocárdio, doença arterial coronariana crônica, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico (famoso “derrame”), doença arterial periférica, morte súbita, etc.

Além disso, as doenças cardiovasculares nem sempre matam, mas geralmente levam a sequelas, que podem prejudicar a qualidade de vida de um indivíduo e de toda sua família, com limitações para o trabalho e para o lazer, com necessidade de uso de grande número de medicações,  internações frequentes, maior prevalência de depressão e outras complicações.

Existem pessoas mais propensas a desenvolver as doenças cardiovasculares. São as pessoas que possuem os chamados “fatores de risco”, que são alterações que tornam os indivíduos afetados mais propensos a evoluir com os eventos indesejados: infarto, angina, insuficiência cardíaca, AVC, etc.

Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são:

– pressão alta

– diabetes

– colesterol elevado

– tabagismo

– obesidade

– sedentarismo

– alimentação inadequada

– predisposição genética

A associação desses fatores acima é muito comum, o que aumenta de forma muito importante a probabilidade do indivíduo desenvolver complicações.

Entretanto, a presença dos fatores acima não gera sintomas no dia-a-dia das pessoas. Por isso, é muito comum que a descoberta seja tardia.

Essa é a importância do check-up cardiovascular: identificar doenças e hábitos inadequados, de forma que a correção desses fatores (com medicações ou hábitos saudáveis) possa modificar o rumo que a sua saúde está tomando.

Com a prevenção adequada, é possível evitar grande parte (até 90%) dos eventos indesejáveis.

Como diz o ditado: um grama de prevenção vale um quilo de cura.